Canal de Ajuda

Caso não consiga ajuda neste canal, por gentileza, entre em contato diretamente pelo nosso formulário.
Por serem, na maior parte das vezes, fabricadas sob medida, as esquadrias em alumínio precisam ser encomendas com antecedência, já que, devido à grande possibilidade de tipologias, tipos de tratamento (cores) a empresa pode não dispor de toda a matéria prima para confecção dos modelos escolhidos.
 
Quando isso ocorre, o prazo pode chegar a 45 dias, dependendo dos modelos e quantidade.
Esquadrias em vidro: 
São os sistemas apenas em vidro, geralmente temperados, com pequeninos perfis cantoneira de alumínio em suas laterais. Também são conhecidos como “sistema blindex”, “vitrine de loja” e variações. O interessante desses sistemas é a transparência obtida, como um pano de vidro inteiriço quando fechado. O aspecto ruim é que não é possível realizar todos os tipos de aberturas e possui uma vedação inferior às esquadrias de alumínio.

Esquadrias em alumínio:
Além de possuir vários acabamentos e ser de um material extremamente durável, a esquadria de alumínio é geralmente muito precisa e estanque (com exceções das janelas padrão mal feitas que se vendem em diversos centros de construção no país). O alumínio oferece muitas opções de acabamento e não enferruja, sendo adequado para construções à beira-mar, por exemplo. As janelas termoacústicas, muito utilizadas fora do Brasil, mas cada vez mais consumidas internamente por conta do barulho das grandes cidades, são geralmente de alumínio, utilizando um perfil mais parrudo e complexo, assim como vidros duplos ou triplos.
As esquadrias em alumínio são regulamentadas pela NBR – 10821.
 
Quadro que serve de gabarito para fixar o caixilho. O contra marco é uma peça para moldura das esquadrias, feita em alumínio natural, fundamental para a perfeita vedação e funcionamento da esquadria.

Serve também como medida-base ou “gabarito”, para o enquadramento do vão. O contramarco possibilita que a instalação das esquadrias seja realizada na etapa final da obra, evitando danos a esquadria decorrentes de uma obra, como: o acumulo de poeiras, riscos causados por detritos e amassados, entre outros.

O contra marco é um perfil feito para receber a guarnição interna (“arremate”). Possibilitam também a retirada da esquadria para uma futura manutenção nos componentes (rolamentos, guias deslizantes, etc.), vantagens que só uma esquadria de alumínio com contramarco pode oferecer.
 
Para esquadrias com utilização de guarnição interna, usar detalhe abaixo:
Imagem a ser enviada

Instalação adequada da soleira:


Para esquadrias sem utilização de guarnição interna usar detalhe abaixo:
Imagem a ser enviada

Nível de piso em portas de correr:
Imagem a ser enviada

Para um bom funcionamento da esquadrias também deve ser aplicadas as seguintes recomendações:

1-      O contra marco deve ser instalado sempre com conferencia de esquadro, alinhamento e aplicação de chumbadores a no máximo 450mm entre si.
2-      Deve ser chumbado com cimento e areia na proporção 3:1 com preenchimento de toda a cavidade do perfil.
3-      A soleira deve ficar no mínimo a mesma largura externa do contra marco.
4-      Em porta de correr usar junta de isopor entre contra marco e piso interior.
5-      Deixar orifício de +- 5mm entre soleira e contra marco para que seja feita a vedação com selante “PU”.
6-      O reboco esterno deve ficar sempre com dimensão de 5 a 10mm maior que o vão interno do contra marco.
7-      O contra marco deve ser limpo sempre após instalado, assim evitando que no futuro seja necessário choque mecânicos para retirar o excesso de argamassa de reboco acumulado sobre ele, causando fissuras na ligação do mesmo com o reboco.

Veja algumas imagem de contra marcos com instalação adequada.
Imagens a serem enviadas.
A pintura eletrostática é o processo mais conhecido e largamente utilizado na decoração e proteção do alumínio. A aplicação de tinta eletrostática a pó, é feita automaticamente através de pistolas especiais em cabines especialmente projetadas para esse fim. Tanto a pintura líquida quanto a pintura que utiliza pó requerem tipos de tinta com características específicas para cada finalidade de utilização, com uma gama variada de cores.

Aplicação
Os princípios da aplicação eletrostática são simples. Cria-se uma diferença de potencial de aproximadamente 100.000 Volts entre as partículas pulverizadas da tinta e o objeto a ser pintado, o que resulta na atração das partículas pelo objeto. Obtém-se assim uma economia de tinta com uma cobertura uniforme e sem falhas. A condutibilidade da tinta é dada pelo balanceamento adequado das polaridades dos seus componentes.
 
Polimerização
A Polimerização (cura ou secagem) das tintas utilizadas na pintura eletrostática é obtida pelo efeito do calor em estufas ou fornos construídos especialmente para essa finalidade. Este método de polimerização é utilizado tanto para as tintas líquidas como para tintas em pó e requer uma temperatura efetiva da superfície metálica entre 120º C e 200º C, durante um ciclo aproximado de 20 minutos.

Garantia
A garantia para pintura eletrostática pode chegar a 10 anos, desde que tomados os cuidados adequados na conservação e limpeza dos perfis. 
 
É um processo eletroquímico que promove a formação de uma camada uniforme de óxido de alumínio que confere excelente acabamento superficial para perfis de alumínio, além de proporcionar proteção eficaz contra o intemperismo, ar salino, marítimo e atmosfera industrial. Esta camada recebe o nome de camada anódica e é aplicada para atender aos ambientes rurais, urbanos, marítimos ou industriais. As cores à disposição são: natural alumínio, tons de bronze definidos como 1001, 1002, 1003 e 1004 e o preto

Garantia
A garantia para anodização pode chegar a 10 anos, desde que tomados os cuidados adequados na conservação e limpeza dos perfis. 
 
Nossa equipe aconselha que o proprietário ou construtor escolha e especifique os modelos e dimensões das esquadrias já no projeto da obra. Assim, podermos dar o suporte necessário para escolha das dimensões e modelos para um bom custo beneficio e os cuidados na execução da alvenaria.
 
Isso evita retrabalhos e prejuízos como recortes de paredes e, em alguns casos, impossibilitar de instalar o modelo escolhido.

Já a compra das esquadrias deve ser feita em média 60 dias antes de sua instalação, que o ideal é acontecer após todo o reboco já pronto e com a pintura feita.
 
Estrada Juca Monteiro 303, Bairro Boi Morto.
Santa Maria/RS